Mobilidade

Já pensou como vai ser a circulação no seu evento?

Um assunto que, na minha opinião, ninguém dá atenção devida é a mobilidade do staff, legislação sobre saídas de emergência e convidados com necessidade específicas. Tudo isso eu penso como um mesmo problema: MOBILIDADE NO EVENTO.

Comecei a pensar nisso em uma festa de 15 anos em que o cliente contratou violino e piano e alugou o piano eletrônico (Aquele que é um móvel idêntico a um piano meia cauda, com um teclado eletrônico embutido. Mais informações AQUI). O piano foi montado em um palco, ao lado da cabine do Dj. Foi lindo: a organização perfeita, iluminação e, modéstia à parte, os músicos fizeram um show.

Terminou nossa apresentação, juntamos as coisas e o piano… não podia ser retirado antes do final da festa pois o posicionamento impedia uma movimentação que não atrapalhasse a festa. O fornecedor esperou até às 5h da manhã para desmontar e retirar o piano.

Foi falta de planejamento. Nem eu, nem a organizadora, nem a decoradora, nem o fornecedor pensamos nisso.

É muito comum em cerimônia de casamento em que os noivos fazem questão que os músicos fiquem ao lado do altar ou do púlpito. Às vezes a quantidade de padrinhos é tão grande que os músicos ficam escondido atrás deles. Isso dificulta a comunicação dos músicos com o staff do organizador e complica muito o momento de iniciar, parar e trocar de música.

Música ao vivo tem esta característica: é um momento único, completamente adaptado. O músico e o staff precisam estar em contato o tempo todo. Às vezes a noiva atrasa um pouco, as crianças birram, o cachorro foge… tem um monte de coisas que podem atrasar ou adiantar uma entrada no momento da cerimônia e os músicos e o staff precisam estar conectados com tudo isso para fazer a performance perfeita.

Às vezes somos contratados para tocar por três horas em eventos, tanto corporativos quanto sociais, e os músicos ficam posicionados de forma que não podem sair para ir ao banheiro, os garçons não conseguem acessar para trazer água… e ali ficam por três, quatro horas. No início do ano tocamos em uma formatura que o músico ficava nas coxias atrás da mesa de honra e só tinha acesso ao palco passando ao lado dos professores e homenageados. Na música de encerramento todos levantaram, os alunos cercaram a mesa e… o músico ficou ilhado, tendo que ultrapassar uma barreira de pessoas pra conseguir chegar ao microfone para a performance final que tinha que ser retumbante.

Outro dia fizemos um evento com várias pessoas com problema de mobilidade e na porta de entrada tinha uma imagem da Virgem Maria enorme debaixo de uma pérgola (lindo, lindo!), forçando todos a se esgueirar para entrar no salão principal. Fiquei imaginando… e se por qualquer razão precisássemos sair às pressas?

Dei este monte de exemplos só para ilustrar minha tese: quando for fazer um evento, pense na mobilidade. Quanto maior o evento, maior deve ser a preocupação com isso. Tem parte do staff que precisa circular o tempo todo, tem parte do staff que vai e vem, como os músicos, o celebrante, as atrações de depois do jantar. Limpeza, garçons, fotógrafos, filmagem, músicos, celebrante, Dj… todos estes profissionais tem necessidades específicas de mobilidade que precisa ser pensada. Tem também s questões técnicas e legais como mobilidade para pessoas com necessidades específicas e PPCI, autorização de bombeiros…

Um evento bem organizado precisa de um profissional capacitado que faça o levantamento das possibilidades do local e planeje junto com a decoração, o cerimonial E COM O CLIENTE para contemplar sonhos, necessidades e possibilidades.

Um evento bem organizado precisa de música ao vivo feita por profissionais qualificados 😉

Chama a Camerata Accord!

Foto de Dionathan Santos em um evento ao ar livre na Caza Wilfrido, Gramado/RS. Organizado por Anielle Hermes.

#orquestraaovivo #musicaaovivo #musicaaovivoparaeventos #musicaparacasamento #musicadecasamento #pianotrio #triodecordas #violino #violoncelo #musicapracasar #destinationwedding #casarnaserra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *