CASAMENTO

São tantas músicas lindas, tantas que fizeram parte da paquera, do namoro, do noivado… tem a do seriado, a do filme, aquela da festa quando começou o namoro… Como escolher um repertório?

Ninguém casa pensando no próximo casamento, então esta cerimônia é um momento único na vida dos noivos. Casais casam apaixonados, encantados com as expectativas de felicidade, deslumbrados com as possibilidades infinitas da vida a dois. A cerimônia PRECISA combinar com este estado de espírito glorioso.

No final de 2017 fizemos um casamento em que o noivo é norueguês e a noiva porto-alegrense. O casal se conheceu na Noruega e mora neste país já a alguns anos. Trouxeram amigos e parentes da Europa para celebrar a cerimônia em Porto Alegre, na Igreja Nossa Senhora das Dores. CLARO que o repertório da cerimônia era completamente diferenciado: o noivo fez questão de músicas do compositor Grieg* para sua entrada, entrada dos padrinhos e das madrinhas. A saída foi o Ode à Alegria, da 9ª sinfonia de Beethoven. A formação mais tradicional impossível: quarteto de cordas.

Em contraponto, na mesma época, fizemos um casamento ao ar livre em que o noivo gosta de rock, a noiva de sertanejo e o casal ouve junto música popular brasileira com aquela pegada de samba e sertanejo. O noivo entrou com Always, do Bon Jovi, a noiva entrou com a chamada da marcha nupcial (mais conhecido como o TAN-RA-RA-RAN!) seguida da música Escolhi te esperar, absurdamente romântica. Os padrinhos entraram com Trem Bala e a saída foi com Trevo Tu para o cortejo e Despacito para os noivos. Nunca mais os convidados vão esquecer daquela cerimônia elaborada com tanto carinho e com um “astral” tão a cara dos noivos. A formação bem de acordo com o repertório: violino, teclado e violão e voz.

É assim que a gente monta uma festa de casamento: escolhendo as músicas, simbologias, sonoridades, estéticas, que mais façam sentido para os noivos. Este tipo de cuidado é a certeza de lembranças lindas que serão levada pra vida toda.

AQUI você acessa a playlist deste artigo.

 

*Edvard Grieg, compositor norueguês nascido em Bergen, cidade natal do noivo. É o mais célebre compositor norueguês, um dos mais célebres do período romântico e do mundo. As suas peças mais conhecidas são a Suíte Sinfônica Holberg (a abertura foi usada para a entrada do noivo), o Concerto para piano e a Suíte Peer Gynt (também com partes utilizadas na cerimônia)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *