Qual a diferença entre contratar uma empresa de música ao vivo e um músico “avulso”?
Tem diferença entre contratar aquele solista que eu vi no concerto e a empresa de música ao vivo que me indicaram ou que eu vi o anuncio no portal de fornecedores para eventos?

Já me perguntaram várias vezes por que eu tenho uma empresa de música ao vivo para eventos se a organizadora ou a produtora pode entrar em contato direto com os músicos ou com uma orquestra ou uma escola de música para contratar os músicos necessários. Tem diferença? E junto com essa pergunta vem outra: tem diferença entre músico de concerto e músico de evento?

Vou aqui usar um texto muito batido mas muito verdadeiro: o mundo mudou, continua a mudar e vai mudar cada vez mais rápido. Isso se deve à internet? Também.

As mudanças sociais são inevitáveis, a capacidade e a velocidade de transmissão de informação influenciam a mudança e a internet (e agora a pandemia) tem servido como um catalisador e está acelerando isso de uma maneira que a gente não sabe muito bem lidar. Estamos meio que naquela situação de trocar a roda com o carro andando. Com esta distribuição massiva de informação as pessoas (leia-se clientes) estão cada vez mais bem informadas em todos os assuntos, procurando sempre por novidades e melhores soluções e possibilidades de personalização. Isso torna o mercado mais competitivo e mais profissional e só se mantém quem está sempre se atualizando. Neste mesmo movimento diminui o espaço para os curiosos e amadores mal preparados e sobressaem os que se profissionalizam e estão sempre atentos a atualizações. Tenho notado também o fortalecimento das empresas e profissionais que investem em parcerias e trabalhos cooperados.

E é assim em todos os mercados: moda, alimentação, academias, escolas e, claro, nos eventos.

Antigamente uma empresa fazia um coquetel para os sócios, os investidores, os clientes especiais e quem arrumava tudo era a esposa do presidente ou a secretária. A moça ia casar, a mãe, as tias, as avós, madrinhas, amigas e a própria noiva davam conta da festa, na maior parte das vezes a própria casa da família ou no salão paroquial, na casa de uma parente ou amiga da família em melhor situação financeira, com a casa maior. Os aniversários de criança, que a pouco tempo atrás eram em casa, no pátio ou no salão de festas do prédio, agora são em salões com brinquedos, animadores, recreacionistas, garçons…

Agora os eventos já não são mais em casa, as empresas têm departamento pessoal e/ou marketing pra organizar eventos internos e externos e contratar produtores e fornecedores. As cerimônias de casamento, os eventos corporativos, festas de aniversário estão cada vez maiores, com mais detalhes, mais complicadas de gerenciar. Um organizador de eventos chega a articular 30, 40 equipes com especialidades diferentes antes, durante e depois do evento e existem normativas, leis, protocolos, autorizações e seguros específicos para locais de eventos e profissionais da área, com atualizações regulares.

E neste ponto do texto eu volto pra pergunta inicial: por quê contratar uma empresa especializada em serviços para eventos com músicos treinados e experientes em eventos?

De acordo com minha experiência profissional, existem quatro pilares para uma boa entrega em eventos: atendimento, produção, experiência em eventos e protocolos de ação.

1) ATEDIMENTO: em uma etapa preliminar precisamos saber a data, o local, o tipo de evento, o tipo de necessidade de grupo musical. É mais ou menos o que as agências de publicidade chamam de briefing.
Com isso é organizado um orçamento preliminar com várias opções, a partir do qual vamos adaptando as necessidades e desejos do contratante com o valor destinado ao investimento até chegar a uma situação ideal. Depois deste primeiro momento, combinamos um encontro ao vivo (pessoal ou virtual, dependendo das circunstâncias) para fechar os detalhes de repertório, para as partes se conhecerem… muitas vezes, principalmente para contratação de eventos sociais, eu levo junto um instrumentista para tocar ao vivo para o contratante e sanar dúvidas técnicas, curiosidades, etc. Um bom atendimento tem a capacidade de ouvir o cliente e procurar soluções adequadas, não simplesmente vender um produto. Um bom atendimento deixa o cliente seguro e tranquilo do que está contratando e já é um bom caminho andado para as outras etapas.

2) PRODUÇÃO é o trabalho de organização da apresentação. O produtor (e o assistente de produção) organiza o grupo musical em detalhes antes, durante e depois da apresentação com as contratações dos músicos, encomenda e distribuição das partituras, preparação do rider, contato com a empresa de sonorização para uma boa captação, contato com a decoradora para definir o espaço que o grupo musical vai ocupar e a logística de chegada e saída, combina e/ou providencia o traje dos músicos, garante pontualidade, postura e comportamento. Também é o primeiro que chega, faz contato com o organizador do evento, “instala” os músicos no lugar adequado, articula a passagem de som, manda tocar, manda parar, tira os músicos do local da melhor forma possível. É a interface entre os músicos e a organização do evento.

3) EXPERIÊNCIA EM EVENTOS. O produtor precisa saber o que está fazendo, precisa ser treinado, saber prever problemas e ser muito, muito proativo. E OS MÚSICOS TAMBÉM.
Eu tenho dezenas de histórias pra contar de músicos excelentes, solistas, professores, que não servem pra trabalhar ou tocar em eventos.
O perfil do músico de evento (e do profissional de evento) é bem particular. Nada muito complicado mas o comportamento é quase como os dos mordomos ingleses do século 19. Quando se está trabalhando/tocando em um evento a pessoa precisa ter noção de que faz parte da decoração: tem que ser muito, muito discreto; não reparar ou comentar nos convidados; não pode olhar no relógio, não pode olhar no celular, não pode tirar nem postar foto; não pode conversar de forma inadequada, não pode dar gargalhada e menos ainda interagir com os convidados sem ser chamado. E SE for chamado, agir respeitosamente sempre em postura pro-ativa para resolver problemas.

Tem que ter paciência porque chove meia hora antes do evento e a gente precisa mudar de lugar, tem que esperar a noiva que atrasa (algumas realmente abusam, mas isso é outra história).

Especificamente sobre os músicos, compreender que no evento a música começa de acordo com o combinado, acaba quando o contratante manda acabar, repete quantas vezes for necessário… E tudo isso sorrindo e sendo simpático e gentil o tempo todo porque evento é uma experiência que o contratante oferece para os convidados dentro de um contexto, não um concerto, em que as pessoas vão lá exclusivamente para ouvir música e admirar a capacidade técnica do músico.

4) os PROTOCOLOS são as listas de itens a serem checados em cada etapa para diminuir a probabilidade de erro. Existem listas básicas comuns a cada evento mas com a experiência a gente aprende que cada evento precisa de sua lista própria de acordo com as suas particularidades. Parece simples mas, por exemplo, esquecer as lâmpadas de led portáteis para um evento ao ar livre ou a empresa de sonorização esquecer de enviar o número correto de microfones pode gerar um problema insolúvel.

Um músico sozinho pode fazer isso tudo? Pode, claro. Mas é uma sobrecarga em uma pessoa única que pode prejudicar a entrega. Vale a pena arriscar o investimento de uma festa inteira pra economizar alguns reais?

Aqui eu vou fazer um aparte: quando falo em empresa de música ao vivo, quando falo do trabalho da Camerata Accord estou falando do trabalho de organizar grupos musicais personalizados (trios, quartetos, duos, orquestras, todos sob medida) com repertórios personalizados.

Existem músicos que “vendem” a si mesmos com um excelente trabalho: voz e violão, piano e voz, violino e Dj. Nestes casos eles não organizam grupos musicais diferenciados, eles já tem o grupo fechado, o rider pronto e o espetáculo com poucas alterações. Isso simplifica muito as etapas de atendimento, produção e protocolo. Assim como as bandas cover que têm produção e atendimento e às vezes até staff de montagem.

Aqui na Camerata Accord a gente costuma enviar os grupos musicais com um dos músicos como líder “condutor” do grupo musical e um assistente de produção pra fazer a interface entre os músicos e a produção do evento ou o organizador. O assistente é aquela pessoa que chega junto (ou pouco antes se necessário) com os músicos, verifica com o organizador ou produtor onde “instalar” os músicos. Enquanto os músicos se instalam, o assistente organiza os últimos detalhes com o organizador, as mudanças de última hora… durante o evento essa pessoa fica à disposição o tempo todo para coordenar a apresentação musical, para ficar atenta a qualquer imprevisto, qualquer mudança de última hora, justamente para o organizador ter uma preocupação a menos.

Como podes imaginar, fiz toda essa argumentação para dizer que sim, é importante contratar empresas especializadas para garantir qualidade de serviços em sua festa. As festas não são mais amadoras, os profissionais envolvidos também não podem ser.

Esta linda foto ilustrativa foi tirada por Dionathan Santos na Caza Wilfrido, em Gramado/RS.

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